As oportunidades para o Brasil são apresentadas no Transportation Research Board
Publicado em Jan 23 2012

O panorama dos investimentos que estão sendo planejados e realizados no Brasil em mobilidade urbana e a oportunidade de melhoria da infraestrutura de transportes do País, por conta dos grandes eventos mundiais que sediará, foram temas da apresentação da EMBARQ Brasil no 91º Encontro Anual do Transportation Research Board, em Washington.

A palestra foi realizada pela Coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, Brenda Medeiros, representando o diretor-presidente da organização, Luis Antonio Lindau, e enfatizou o desenvolvimento de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e o planejamento urbano, que tem como um dos pilares de seu desenvolvimento a mobilidade, realizado por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.

Sobre o potencial de corredores BRT a serem construídos no Brasil, destaca-se que o País suportaria mais de 2.500 Km de corredores exclusivos.

A apresentação “BRT Development in Brazil for 2014 World Cup and 2016 Olympic Games” (BRT – Desenvolvimento no Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016) também destacou o plano intermodal de transporte que a cidade do Rio de Janeiro está implementando para melhorar a mobilidade e se preparar para os megaeventos.

Ainda sobre o cartão postal Brasileiro, foi apresentado o programa de reurbanização de favelas “Morar Carioca” que tem o apoio da EMBARQ Brasil na questão da mobilidade das comunidades carentes.

Da mesma forma, foi apresentado o Plano de Mobilidade 2020 de BH, um exemplo de planejamento a longo prazo e que está sendo desenvolvido com fortes critérios técnicos. A Linha Verde Curitiba", faixa exclusiva para ônibus biarticulados projetada entre árvores e canteiros e que também comporta ciclovia e faixa para carros, também esteve entre os bons exemplos brasileiros.

O 91º Encontro Anual do Transportation Research Board acontece na capital norte-americana até a próxima quinta-feira (26/01) e reúne mais de 10 mil profissionais da área. São cerca de quarto mil apresentações sobre transporte.

Após o TRB, nos dias 26 e 27 de janeiro acontece também em Washington D.C a 9ª edição do maior evento mundial dedicado ao transporte sustentável: o Transforming Transportation. A conferência, que reúne profissionais e especialistas em torno do debate e compartilhamento das melhores práticas em transporte nas cidades de todo o mundo, é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas online.